Como instalar o Arduino uno

Para instalar o Arduino Uno primeiro é necessário ter a IDE instalada, caso você não a tenha em seu computador clique aqui para acessar nosso tutorial de instalação

Para se comunicar com o computador o Arduíno usa um circuito integrado (CI) responsável por fazer uma interface entre a USB e o microcontrolador, em outras palavras para o Arduíno conseguir receber informação do computador ele usa um pequeno CI que traduz o que o computador envia para uma linguagem que ele entenda. Esse CI precisa de um programa para dizer ao computador como será o dialogo entre ele é o computador, esse programa é o chamado de Driver. O Arduino Uno possui 2 modelos e cada um com um tipo diferente de CI de interface USB. Abaixo temos os modelos de Uno.
A esquerda o Arduino Uno smd e a direita o Arduino Uno dip.

O Arduino Uno smd possui o chip de inteface CH340 enquanto o Arduíno dip possui o ATmega16u2.
Cada um desses chips tem um Driver diferente, para instalar o Driver do CH340 siga o passo a passo de instalação do Arduíno Nano pois o Driver é o mesmo, o turtorial está neste link. Para o Driver do ATmega16u2 basta seguir o passo a passo abaixo. 

Quando instalamos a IDE ela tenta instalar automaticamente os Drives, algumas vezes funciona e outras não, para saber se os Drivers foram instalados corretamente você deve abrir a IDE do Arduíno (Deve haver um ícone do Arduíno na sua área de trabalho ou no menu iniciar). Quando o software abrir vá em ferramentas e selecione sua placa, no caso Arduino\Genuino Uno. Em seguida conecte a placa.

Clique na imagem para ampliar.

Após conectar a placa vá em porta e selecione a COM onde o Arduino está conectado. O Windows vai tentar instalar os drives no momento em que você conectar a placa a USB. Caso ele consiga a opção porta vai estar clicável como mostra a figura abaixo.

Clique na imagem para ampliar.

Caso você consiga selecionar a porta como acima o Arduíno está pronto para uso. Caso contrário desconecte a placa e conecte de novo e veja se o windows consegue instalar o driver. Caso ele não consiga basta seguir o passo a passo abaixo.

Primeiro você de ir abrir no MENU INICIAR ir em DISPOSITIVOS E IMPRESSORAS ligar o Arduíno na usb e esperar seu ícone aparecer, ele pode estar nomeado como "UNKNOW DEVICE",  em português "Dispositivo desconhecido". Clique duas vezes em seu ícone e espere a nova janela aparecer. Siga o processo abaixo para instalação dos drivers.

Abra o menu iniciar e clique em dispositivos e impressoras
Clique na imagem para ampliar.


Clique duas vezes no dispositivo do Arduíno.
Clique na imagem para ampliar.
Obs: No meu caso o Arduino já estava instalado, por isso ele foi reconhecido. Quando o Driver não está instalado ele aparece como UNKNOW DEVICE ou Dispositivo desconhecido.

Clique na imagem para ampliar.

Clique na imagem para ampliar.

Clique na imagem para ampliar.

Clique na imagem para ampliar.

Clique na imagem para ampliar.

Clique na imagem para ampliar.

Clique na imagem para ampliar.

Nessa parte você  deve colocar o endereço da pasta onde está salvo os arquivos de funcionamento da IDE do Arduino. Dentro dessa pasta há uma outra pasta chamada "Drivers" você deve colocar o endereço dessa pasta. Caso você ainda tenha salvo o endereço da pasta de funcionamento do Arduíno copie e cole adicionando "\DRIVERS". No meu caso ela estava em C:\PROGRAM FILES (X86)\ARDUINO\DRIVERS caso você não saiba onde ela esteja clique em procurar, vá em computador e procure o disco que contém a pasta de "Arquivos de programas(x86)"

Clique na imagem para ampliar.

Obs: Em alguns casos o Windows irá perguntar qual placa está conectada, escolha a placa e clique em avançar.

Feito isso seu Arduíno deve funcionar perfeitamente, não esqueça de selecionar a porta correta e a placa correta do seu Arduíno na IDE quando for gravar um programa.


Compre Arduino UNO R3 em nossa loja virtual pelo melhor preço:


Ver produto







Postagens mais visitadas deste blog

Como usar o Sensor HC-SR501

Como instalar a IDE do Arduíno