Como instalar a IDE do Arduíno

Para instalar o Arduíno uno o primeiro passo é baixar a IDE do Arduíno, você pode fazer o download gratuitamente no próprio site do Arduíno. A IDE ( do inglês Integrated Development Environment ou Ambiente de Desenvolvimento Integrado) é o programa responsável por gravar no microcontrolador do Arduíno o programa que você criar no computador.



Clique em Windows installer caso seja seu sistema operacional ou Windows non-administrador installer caso esteja usando um computador publico ou o administrador do computador não for o usuário (Atenção essa opção requer que seu sistema possua o Winrar instalado ou outro software de descompactação). Preferencialmente clique em Windows Installer pois este não precisa de descompactação. No próximo link você poderá fazer uma doação a organização Arduíno caso tenha interesse, caso contrario clique em Just download.
Clique para ampliar
Se você tiver baixado o Windows installer agora basta clicar no link do Arduíno que pode estar acima da barra de tarefas (na aba de downloads) ou na pasta de downloads. Uma janela vai abrir pedindo a autorização do administrador para instalar o software. Selecione sim e espere a instalação iniciar.


Clique para ampliar
Logo após você clicar em sim a instalação vai começar e uma serie de telas vai abrir. Conforme você avança na instalação, mostraremos a seguir o que aparecerá em seu computador:
Clique para ampliar
Da esquerda para a direita a primeira tela pergunta se você concorda com os termos de uso do software. Fique a vontade para ler caso tenha interesse clicando nesse link:
A segunda tela pergunta suas preferencias de instalação, de cima para baixo as preferencias são:
  1. instalar o software do arduino
  2. Instalar o driver da usb (O programa que usa a usb como ponte de comunicação entre o arduino e o computador).
  3. Criar um atalho no menu iniciar do windows para o software do arduino.
  4. Criar um atalho na area de trabalho do computador.
  5. Associar aquivos através do .ino (Nesse caso ele vai criar e manipular arquivos que terminam com .ino e reconhecer que esses são arquivos do Arduíno).
A terceira tela pergunta em qual local você deseja que os arquivos de funcionamento do programa sejam salvos. Nesse caso ela esta indo para a pasta de "Arquivos de programa (x86)". ( Você pode acessar essa pasta indo no menu iniciar -> computador ou meu computador -> e selecionar o disco local onde ela esta salvo, no meu caso como o endereço é C:\ Program Files (x86)\Arduíno o disco é o "C" dentro do disco C tem a pasta Arquivos de programas (x86) ).  Guarde esse endereço no bloco de notas para o caso de o Windows não consiga instalar os drivers. Falaremos sobre no post de instalação do Arduino.
Apos clicar em "I Agree", "Next >", "Install" uma tela de instalação deve aparecer com uma barra de progresso, espere a barra de progresso terminar e clique em close.
Clique para ampliar
Durante esse processo algumas telas vão aparecer pedindo permissão ao administrador para instalar alguns drivers. Abaixo uma figura com todas as telas que aparecem. Clique em instalar em todas.

Clique para ampliar
A instalação para quem baixou em Windows installer está concluída. Para quem optou por Windows non-administrador installer é necessário ter o Winrar no computador para descompactar a pasta. Com o Winrar instalado basta criar uma uma pasta na área de trabalho (Clique na sua área de trabalho com o botão direito do mouse vá em "novo" e após abrir sub-menu clique em "pasta") e colocar o arquino .ZIP que você baixou do site do Arduíno dentro dela (Use copiar-colar). Clique com o botão direito do mouse no arquivo.ZIP e selecione extrair aqui e pronto.



Clique para ampliar
A partir de agora sua jornada no incrível mundo da eletrônicaDuino pode começar, veja o post de 
instalação do Arduíno para criar seu primeiro código. Bom Divertimento ;)






Postagens mais visitadas deste blog

Como instalar o Arduino uno

Como usar o Sensor HC-SR501